O projeto pão “Sabor da APAE” foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e inclusiva, visando o desenvolvimento de habilidades de vida diária, além de promover o trabalho em equipe e o fortalecimento da autoestima. O projeto foi pensado como uma atividade educativa, pois envolve o preparo de pães como uma forma de estimular diferentes competências, tais como a coordenação motora e o senso de responsabilidade e interação social.
Tem como objetivos desenvolver as habilidades motoras: Ao manusear os ingredientes, amassar a massa e moldar os pães, trabalhando a coordenação motora fina e ampla. Trabalho em equipe: tem como meta fomentar a cooperação entre os alunos, incentivando o trabalho conjunto e o respeito mútuo.
Autonomia e autoestima: A produção de um alimento do início ao fim proporciona aos alunos uma sensação de realização e empoderamento, reforçando sua autoconfiança.
O projeto buscou valorizar as potencialidades a cada aluno, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. O desenvolvimento do Projeto ocorreu em etapas: a primeira aconteceu em conjunto com as professoras Roseli Aparecida Cavalin da Educação de Jovens e adultos - EJA e professora Célia Regina Rezende de Oliveira do Trabalho, Emprego e Renda – TER e os alunos desenvolveram diversas receitas até obter a receita do pão " Sabor da APAE”. A segunda se deu com a execução da receita na prática, os alunos foram orientados a seguir o passo a passo, desde a separação dos ingredientes até a modelagem dos pães e o tempo de preparo. Cada estudante exerce uma função específica, respeitando suas capacidades e limitações, mas com intuito de incentivar e desenvolver novas habilidades.
Após assarem os pães, os alunos participam do momento de compartilhamento, no qual dividem o alimento com os colegas, professores e outros funcionários da Instituição, esse momento de socialização é fundamental para promover a interação e o reconhecimento do trabalho realizado.
O projeto é extremamente positivo, e os resultados podem ser observados em diversas áreas, no fortalecimento da coordenação motora; os alunos que tinham dificuldades para realizar movimentos finos apresentam evolução significativa, o aumento da interação social; o trabalho em equipe fez com que alunos que inicialmente se mostravam mais isolados passassem a interagir com seus colegas de forma mais ativa e espontânea, o desenvolvimento de habilidades de vida diária; muitos dos alunos demonstram maior autonomia em outras atividades cotidianas após a participação no projeto, como na alimentação e organização de suas rotinas.
O Projeto “Sabor da APAE” mostra-se uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento integral, porque além de promover o aprendizado prático, reforçou a importância de atividades inclusivas que respeitam as individualidades e estimulam o desenvolvimento em vários aspectos, a confecção de pães tornou-se não apenas um momento educativo, mas também um espaço de integração e afeto, onde os alunos podem sentir valorizados e capazes.