A água é uma forma excelente de desenvolver habilidades motoras, recreativas e sociais. As crianças trabalham em grupo e no final da aula há uma roda de canto, seguida de um mergulho.
Tem como objetivo geral, estimular crianças com distúrbios neuromotores, que são alterações relacionadas ao tônus muscular que acarretam atraso da aquisição de habilidades motoras como sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, ficar sobre quatro apoios, realizar posição gato e caminhar.
Em específico, melhora o desenvolvimento motor e a capacidade cardiorrespiratória, inibindo padrões anormais de postura e movimento, tendo uma melhora na coordenação motora e no fortalecimento da musculatura, além de promover a sociabilidade de uma forma prazerosa.
Sobre o Atendimento
Público alvo, são os educandos que frequentam a Educação Precoce da APAE de Paranaíba-MS. As aulas de hidroterapia devem ser realizadas de formas regulares, para eficácia do tratamento.
As aulas acontecem no C.E.P./APAE. Os exercícios são na piscina com água aquecida, em aulas que duram 50 minutos, uma vez na semana. As crianças são auxiliadas pelas mães durante a aula.
Quanto tempo pode levar um tratamento de Hidroterapia?
A questão não é quanto tempo leva, mas a qualidade desse tempo. Cada criança tem um o organismo e patologias diferentes, uma resposta diferente a estímulos e hábitos pessoais que também vão interferir no tratamento. Primeiro é observado a individualidade de cada criança, se será trabalhado com uma criança que não tem controle de cabeça contra gravidade, aproveitando assim os princípios físicos e químicos da água para incentivá-la. Ou se será trabalhado com uma criança que já é independente do ponto de vista motor, estimulando assim a flutuação, o mergulho e o nado livre. Por isso, é preciso comprometimento e dedicação das mães ao tratamento.