O cuidado com a saúde das crianças é feito com base no seu desenvolvimento durante os primeiros anos de vida e é essencial para: promoção à saúde, prevenção de agravos e identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Esse cuidado e atenção entre os 0 (zero) e 3 (três) anos de vida possibilitam que as crianças diagnosticadas com algum problema de saúde conquistem um futuro com mais autonomia e inclusão social, já que a estimulação precoce favorece o processo de desenvolvimento neuropsicomotor, para que a criança participe das atividades da faixa etária da idade.
Benefício da estimulação precoce?
Melhora a qualidade de vida;
Reduz o nível de comprometimento;
Ameniza os déficits sensoriais;
Desenvolve potencialidades;
Para quem a estimulação precoce é indicada?
Para bebês prematuros, crianças com alterações congênitas ou adquiridas e crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
O que fazer para descobrir se meu filho precisa, ou não, de estimulação precoce?
Existem alguns “sinais de alerta” que devem, ser observados pela família para detecção de possíveis desvios no desenvolvimento neuropsicomotor, são eles:
Movimentos muito rápidos e sem parar;
Muito quietas;
Não conseguem controlar os movimentos da cabeça, mãos, braços e pernas;
Possuem um desvio nos eixos oculares;
Assimetria dos braços e pernas;
Sucção ou deglutição fraca; ausente ou irregular;
Sono perturbado;
Ausência de vocalização;
Dificuldade para andar;
Pouco equilíbrio;
Cai com facilidade, ou;
Não reconhecem os seus familiares.
É sempre muito importante lembrar que quem indica tratamentos, exercícios ou qualquer tipo de atividade complementar em tratamentos, como estimulação precoce, é a equipe de atendimento multidisciplinar do seu filho, que inclui especialista em terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia, apoio pedagógico.
É na faixa de 0 a 3 anos que a criança está apta a desenvolver suas capacidades. Portanto, é nessa fase que deve existir o atendimento específico voltado para sua deficiência, onde é preciso que o bebê exercite ao máximo suas capacidades antes que a deficiência provoque maiores dificuldades ao desenvolvimento.
Quanto mais alinhado a parceria entre família, a equipe multidisciplinar e a escola, melhores as perspectiva dos avanços nos desenvolvimentos.