A psicologia tem um amplo trabalho na instituição. Duas vezes na semana, temos o clube de mães que tem como objetivo fortalecer os vínculos da família com a instituição, ajudar no processo de enfrentamento do luto, além de oferecer ajuda terapêutica de forma grupal com estudos e rodas de conversas sobre temas específicos, sugeridos pelas próprias mães ou cuidadoras que frequentam a Instituição.
Já com os estudantes o trabalho acontece de forma mais educativa, com temas para prevenção e melhoria no comportamento. Por exemplo, em situações que possam gerar algum desconforto ou ansiedade, o psicólogo tem o papel de estimular comportamentos mais assertivos canalizando seus sentimentos de forma mais adequada.
O papel do psicólogo está, em potencializar o grupo em suas reais capacidades, e auxiliá-los a encontrar a solução pela busca de recursos emocionais.
Com as famílias temos a responsabilidade de estimular a autonomia através de situações de vida diária, salientando a importância de ter filhos que podem fazer suas escolhas e serem mais ativos na sociedade civil.
De forma bem prática podemos citar também como papel do psicólogo dentro da APAE:
Participar do processo de avaliação, promoção e transferência, realizando reavaliações, relatórios e estudos de caso em parceria com as equipes da escola;
Participar de estudos, decisões e ações com as equipes da escola, colaborando em questões específicas de seu campo de formação e conhecimento que contribuem para o sucesso do estudante.
Assessorar a ação docente no âmbito de seu conhecimento;
Avaliar e atender sempre que necessário, individualmente ou em grupo, os estudantes que necessitam de uma orientação.
Realizar visitas domiciliares, tendo como objetivo o estudo psicossocial das famílias e dos estudantes de forma individualizada ou grupal;
Avaliar as condições psicológicas dos estudantes para os atendimentos educacionais, assim como para a preparação profissional.